"O único inimigo que não podemos vencer é aquele que optamos por não enfrentar." Slogan Portal do Detetive

TESE PARA A INVESTIGAÇÃO DE UM CRIME

Um ambiente em que ocorreu um crime é tridimensional: chão, paredes e teto. Ignorar um simples detalhe é tão grave quanto o próprio crime. Sir Arthur Conan Doyle nos revela em sua fabulosa literatura, através do seu mais famoso personagem, Sherlock Holmes, que: “uma corrente não é mais forte que seu elo mais frágil”.

Apesar dos bons resultados da “policia-nossa-de-cada-dia”, podemos dizimá-los no que diz respeito a crimes de verdade. Ou seja: aqueles que não deixam suspeitos. Solucionar casos em que o autor e o causador já são sugeridos pelo próprio fato não revela grande feito.

Os casos mais comuns hoje em dia na nossa sociedade, (após os solucionados pela policia), são os de desaparecimentos de pessoas comuns; ou seja: pessoa física. Sendo que mulheres e crianças são os alvos mais cobiçados por esses criminosos “físico-abstratos” que passam despercebidos, embora deixem um rastro de crueldade em seus feitos macabramente perfeitos aos olhos dos cidadãos que não vêm à solução e logo se esquecem dos nomes, das noticias dos tele-jornais, e os pedidos de socorro em cartazes já ignorados por causa da aurora carnavalesca. Assim, como um pênalti mal cobrado que dá fama ao goleiro que o defende, o crime passa a ser chamado de perfeito, por causa da displicência dos “habilitados” a resolvê-los. (“Não existimos para suprir a deficiência da policia, mas pela existência do crime”).


De onde surgiram esses criminosos?

Aqueles a quem admirávamos sua moralidade nos levou a decadência moral. Sua arte nos incitou ao prazer que eles condenavam, mas mesmo assim exportaram em grande quantidade para o mundo civilizado.
Hoje estamos indo de encontro ao mesmo monstro que eles já encontraram. Nossos problemas com os crimes têm a cada dia mais se parecido com os que eles fabricaram por sua vaidade. Sendo assim, qualquer um na rua pode ser um desses astutos criminosos, que causam o arquivamento de centenas de casos todos os anos em nosso país, pois tiveram o modelo perfeito e como eles se aperfeiçoaram.”Não quero negar com isso, a existência de problemas mentais e espirituais; pois, de onde surgiram os primeiros criminosos nesse gênero? Os psicopatas pedófilos e sadistas? Quanto a esta informação procure por Ilana Casoy www.serialkiller.com.br, ela é especialista nessa área”.


Como profissional a dez anos tenho me dedicado à observância dos vai-e-vem das coisas. Há quase três mil anos o Rei Salomão escreveu em um de seus fabulosos escritos, Eclesiastes, que debaixo do céu não há nada de novo. Tudo se repete. Com o crime não poderia ser diferente. Exemplo disto em nossos dias foi o assalto ao Banco Central de Fortaleza no Ceara. O maior assalto da historia e o mais audacioso. Onde ele aconteceu anteriormente? Na literatura de Conan Doyle, “Liga dos Cabeças Vermelhas” Leia. Não importa se verdadeira ou ficticiamente, saiba apenas que já aconteceu antes, ainda que na mente fabulosa de alguém que resolveu passar para o papel, e um dos seus leitores resolveu trazer para a realidade.

Não muito obstante a isso tudo está eu, como cidadão e investigador, sentindo-me no dever de intervir em certas situações que nos rodeiam como insetos em volta da lâmpada acesa. Você, Detetive, tem que ser uma lâmpada acesa, e os insetos as possibilidades que ninguém mais tem em mente a não ser você. “Elimine o impossível, e o que restar, por mais improvável que pareça, deve ser verdade”. (Sherlock Holmes em o Signo dos quatro - Conan Doyle). Mas Lembre-se de que não podemos nos prender a apenas a uma possibilidade ou a uma técnica sugestiva, pois o mesmo Conan Doyle diz: “que no improvável que existem as respostas”.



Um Detetive Particular não deve ignorar nunca esses fatos criminais e sociais. Visto que um Detetive Particular bem informado e com visão critica das coisas vale por um exercito treinado por anos. É o conhecimento geral e a visão ampla das coisas que leva o detetive a ser bem sucedido na maioria dos casos. Sutileza, coragem e prazer no que faz são os seus auxiliadores diários. Conhecer a essência de um crime, seja ele qual for, facilitará com certeza na revelação de outros casos no futuro. Leia, leia muito e tire suas conclusões com base no que leu, viu e aprendeu. Converse com pessoas de vários focos sociais, dos mais simples ao mais almejado. Do mais culto ao mais ignorante dos seres em nosso meio. Admire mais aquilo que não consegue entender e faça dessa matéria o seu caso principal (Não há nada mais estimulante que um caso aonde tudo vai contra você. - Sherlock Holmes”) Defina-se sempre de forma humilde e seja paciente ante as dificuldades.


Autor: Detetive Ubiratã Pinto


"A força da determinação... detém o poder misterioso da invencibilidade." Juahrez Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário